Estado das coisas

Bom ano para todos! Esperamos que as “festas” tenham sido festivas…

Entre um papo de anjo e um coscorão, enviámos uma proposta de poster para o GEDEI 2007 sobre esta nossa experiência que vai implicar um grande esforço de avaliação. Espero que os resultados sejam interessantes e permitam aprender sobre a utilização dos blogs no âmbito da supervisão.

Deixo alguns links para textos que vamos percorrer:

–  Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria, de Suzana Gutierrez, publicado na RENOTE (Revista Novas Tecnologias na Educação)

Estudo dos blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitações, de Sandra Portella Montardo e Liliana Maria Passerino, publicado na RENOTE (Revista Novas Tecnologias na Educação)

Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar das Séries Iniciais, de Daniela Haetinger, Eliana Rela, Lílian Schwab Gelatti, Mary Lúcia Pedroso Konrath, Tânia Kist, Marie Jane Soares Carvalho e Rosane Aragon Nevado, publicado na RENOTE (Revista Novas Tecnologias na Educação)

Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental, Ítalo Modesto Dutra, Carlos Augusto Piccinini, Julia Lângaro Becker, Stéfano Pupe Johann, Léa da Cruz Fagundes, publicado na RENOTE (Revista Novas Tecnologias na Educação)

Hipertexto Cooperativo: uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia, de Alex Fernando Teixeira Primo e de Raquel da Cunha Recuero, publicado pelo Laboratório de Interacção Mediada pelo Computador da UFRGS

Blogs como espaços de conversação: interações conversacionais na comunidade de blogs insanus, de Alex Primo e
Ana Maria Reczek Smaniotto, publicado pelo Laboratório de Interacção Mediada pelo Computador da UFRGS

Comunidades de blogs e espaços conversacionais, de Alex Primo e Ana Smaniotto, publicado pelo Laboratório de Interacção Mediada pelo Computador da UFRGS

Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa, de Maria de Fátima Franco, apresentada no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2005, e disponível no site de uma disciplina designada “o computador na educação“.

Blogs para educar: uso de los blogs en una pedagógía constructivista, de Tíscar Lara, publicado na Revista Telos, número 65.

Os weblogs e a sua apropriação por parte dos jovens universitários. O caso do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve, de Neusa Baltazar e Joana Germano, publicado na revista Prisma.com

Edublogs como mediadores de Processos Educativos, de Paula Peres, publicado na revista Prisma.com

– A blogosfera escolar portuguesa: contributos para o conhecimento do estado da arte, deMaria João Gomes e Ana Rita Silva, publicado na revista Prisma.com

Blogs na Educação: Construindo Novos Espaços de Autoria na Prática Pedagógica, de Ana Margô Mantovani, publicado na revista Prisma.com

O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de Carlos Manuel Ribeiro da Silva, publicado na revista Prisma.com

Weblogs: the possibilites are infinite!,  um resumo do que se pode fazer!

Em breve deixo notícias!

1 Comentário

Filed under Report

One response to “Estado das coisas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s