Ajuda para as ex.mas sras. orientadoras externas :)

espreitar

Para permitir que se situem no trabalho que as alunas descrevem, aqui fica em linhas gerais as características do estágio “cá da casa”.

1. as alunas trabalham em grupos de 3, numa sala de actividades de um JI com uma educadora cooperante e uma orientadora da ESE durante todo o ano lectivo. começaram em setembro e vão terminar em maio.

2. deslocam-se ao JI para dinamizar 3 dias por semana (4.ª a 6.ª), sendo individual e rotativamente responsáveis pelas actividades. neste momento estão a inicar esse processo.

3. ao longo do ano têm várias tarefas para concretizar:

– neste momento estão em avaliação diagnóstica – das crianças e do grupo, do ambiente educativo, etc. – que é interactiva, ou seja, estão a agir para produzir e recolher informação.

– deste processo resultará um relatório de avaliação diagnóstica, instrumento analítico e crítico, que servirá de base para a elaboração de um projecto curricular de turma.

– realizam planificações a médio prazo (min. 3 semanas, logo envolvem todas as alunas) que são concretizadas em planificações diárias individuais. depois de cada intervenção, fazem a análise crítica no relatório, que é postado.

– periodicamente realizam uma avaliação formativa que permite fazer um ponto de situação e introduzir reformulações necessárias.

4. existem dois momentos de avaliação das próprias alunas: fevereiro e maio, em reunião com cooperante, orientadora e grupo inteiro de estágio.

5. a orientadora faz observações semanais aos grupos que lhe estão atribuídos e participa na planificação e avaliação do trabalho, ainda que de forma menos central do que a cooperante.

Dúvidas? Comentários? Ideias? Comparação com a vossa experiência? …

4 comentários

Filed under Blogs do 4.º ano

4 responses to “Ajuda para as ex.mas sras. orientadoras externas :)

  1. Em relação à minha recente experiência (na mesma ESE :)), está praticamente tudo igual, agora vão é de quarta a sexta e eu ia de segunda a quarta.
    Em relação à avaliação diagnóstica, irão reparar muitas diferenças do inico para o final, o que faz com que vejam se o trabalho que realizaram teve frutos ou não🙂.

  2. Ana

    tirei o curso na esesm na boavista, foi durante um ano desde 1 de setembro ate 6 de julho. Montei a sala no mes de agosto, uma sala só para mim, 24 crianças e sem auxiliar, eram todos os dias menos á quarta. realizava 3 actividades por dia, tinha de descrever todas as alteraçoes da sala e tirar fotos á sala toda, para alem de realizar todos os dias as planificaçoes das actividades, e ainda avaliaçao das crianças diarias, e todas as semanas uma reflexao da semana, para nao bastar tievemos de descrever os cantinhos da sala e os seus objectivos, assim como uma programaçao de grupo…. e muito mais, mais acho que ja chega… Um verdadeiro inferno!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s